Imbuira

A cultura do UMBU que une 3 territórios e transforma a vida do semiárido para melhor

Imbuira - A cultura do UMBU que une 3 territórios e transforma a vida do semiárido para melhor

Nova esperança

Caracterização do Subterritório de Nova Esperança – Manoel Vitorino – BA

O Subterritório de Nova Esperança está inserido na região semiárida do Município de Manoel Vitorino a 65 km da sede, apresentando características típicas do bioma caatinga hipoxerófila arbustivo-arbórea rala. Composto pelas comunidades de Poço da Pedra, com 56 famílias e a comunidade de Barra da Purificação, com 72 famílias, totalizando 128 famílias (CAR/Projeto Gente de Valor – Estudo de Base, 2009). O referido subterritório está inserido no Território de Identidade do Médio Rio das Contas, estando localizado numa região considerada como uma das maiores produtoras de umbu da Bahia.

A sua base econômica é fundamentada na agricultura familiar, destacando-se o cultivo de feijão, milho e outras culturas de subsistência. Com o declínio da atividade agrícola, atualmente, a pecuária se constitui como a principal atividade, através da criação de pequenos rebanhos caprinos, ovinos e bovinos. Também merece destaque o extrativismo do umbu, que hoje se destaca na composição da renda destas famílias.

Aspectos Culturais

No Subterritório, a religiosidade é presente através da Igreja Católica, grupos de Reis e Rezadeiras.

As festas religiosas estão presentes neste Subterritório, através dos festejos juninos, onde São Pedro, Santo Antônio e São João são os Santos homenageados;

Eles possuem a tradição dos Ternos de Santos Reis. No período de 24 de dezembro, véspera de Natal, a seis de janeiro, dia de reis, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre o subterritório entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus.


Veja também:

 


DoDesign-s Design & Marketing