Imbuira

A cultura do UMBU que une 3 territórios e transforma a vida do semiárido para melhor

Imbuira - A cultura do UMBU que une 3 territórios e transforma a vida do semiárido para melhor

Imbuíra uma história de Gente de Valor

Imbuíra é a marca dos produtos da COOPRAF, cooperativa que está organizada em torno da produção e comercialização de derivados de frutas nativas da caatinga, principalmente o Umbu. Os umbuzeiros são considerados a árvore sagrada do sertão e tem o poder de reunir em torno de si, os valores culturais e a força de trabalho de centenas de agricultores familiares. Hoje a produção ecologicamente correta desse grupo ajuda preservar  a Caatinga no território Médio Rio de Contas, Sudoeste da Bahia.

A COOPRAF nasceu da união das comnidades de Poço da Pedra,  Barra da Purificação, Espírito Santo, Grama, Lagoa do Mirante e Salinas localizadas no município de Manoel Vitorino e Mirante, Bahia – Brasil.

A intervenção do Projeto Gente de Valor no Subterritório de Nova Esperança e Quatro Forças Unidas ocorreu em 2008, quando foi realizado o diagnóstico no meio real, onde o conhecimento se deu através da caracterização dos recursos naturais, do quadro agrário e dos sistemas de produção, partindo-se do pressuposto de que existe uma estrutura de relações entre os fatores sociais, econômicos e culturais que caracteriza os pequenos agricultores das comunidades de Manoel Vitorino e Mirante. Com base nos dados primários das localidades visitadas, elaborou-se o Ordenamento Subterritorial, na perspectiva de promover o desenvolvimento integrado das comunidades de Poço da Pedra e Barra da Purificação, Espírito Santo, Lagoa do Mirante, Grama e Salinas. Em seguida ocorreu às oficinas de DRP para a construção do Plano de Desenvolvimento Subterritorial (PDST), ocasião em que foram criados os Comitês de Desenvolvimento Comunitário e o Conselho de Desenvolvimento do Subterritório.

Em seguida foi elaborado e efetivado um modelo de Assistência Técnica, na visão de um processo educativo e participativo, assegurando a troca de saberes entre agricultores e técnicos, fazendo com que as pessoas envolvidas se tornassem sujeitos do processo do desenvolvimento comunitário.

Depois do estudo de viabilidade econômica realizado em 2011, a COOPROAF foi integrada ao Projeto, como estratégia de fortalecer as ações que estão sendo desenvolvidas na organização da cadeia produtiva do umbu através dos grupos de interesses dois subterritórios.

Conteúdo Relacionado: Capa


DoDesign-s Design & Marketing