Imbuira

A cultura do UMBU que une 3 territórios e transforma a vida do semiárido para melhor

Imbuira - A cultura do UMBU que une 3 territórios e transforma a vida do semiárido para melhor

Gente de valor

Com uma proposta, que prioriza a participação direta dos homens e mulheres do campo na decisão e escolha das ações a serem implementadas em suas comunidades, o Gente de Valor atenderá 90 mil habitantes dos 34 municípios das regiões nordeste e sudoeste com os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano – IDH.

Executado pela Sedir – Secretaria do Desenvolvimento e Integração Regional – através da CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, empresa vinculada à secretaria, o projeto contará com US$ 60 milhões divididos igualmente entre o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e a contrapartida do Governo do Estado. A coordenação do projeto concluiu a capacitação de técnicos, que foram a campo fazer um diagnóstico completo das comunidades contempladas, descobrindo suas potencialidades e vocações, com vistas a otimizar as atividades produtivas, proporcionando a geração de emprego e renda.

Público

O Gente de Valor é destinado aos habitantes pobres do meio rural. O projeto prevê beneficiar 35.000 pessoas diretamente e 55.000 indiretamente, abrangendo 90.000 pessoas.

Ações do projeto

  • Ampliação da oferta hídrica com a construção de barragens, cisternas, sistemas de abastecimento d’água, etc;
  • Investimentos em infra-estrutura básica, como instalação de energia solar e elétrica, construção de pequenas pontes e sanitários residenciais;
  • Apoio às microempresas rurais e à agricultura familiar para assegurar a segurança alimentar e o incremento da renda;
  • Desenvolvimento ambiental;
  • Formação profissional e capacitação para o trabalho;
  • Fortalecimento das Organizações Comunitárias;
  • Apoio ao comércio;
  • Inserção dos jovens nos mercados de trabalho urbano e rural;
  • Enfoque de Gênero;

Área de atuação

Abrange os municípios do meio rural com Índices de Desenvolvimento Humano (IDH)s mais baixos do estado. No total, serão atendidos 34 municípios das regiões nordeste e sudoeste. O projeto contará com uma coordenação em Salvador, dois escritórios regionais nos municípios de Vitória da Conquista e Ribeira do Pombal e escritórios sub-regionais nos municípios de Mirante, Abaré, Euclides da Cunha, Jeremoabo e Cícero Dantas.

Região Sudoeste – Aracatu, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Manoel Vitorino, Mirante, Planalto e Poções.


Veja também:

 


DoDesign-s Design & Marketing