COOPROAF
História da COOPROAF
A COOPROAF – Cooperativa de Produção e Comercialização dos produtos da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia, fundada em 3 de setembro de 2010, reúne centenas de famÃlias em torno da produção, beneficiamento e comercialização de derivados de frutas nativas principalmente o umbu, no na região Sudoeste da Bahia, que pertence ao território de identidade Médio Rio de Contas que concentra a maior produção de umbu da Bahia.
A COOPROAF hoje com o quadro social com 63 cooperados, surgiu através de um trabalho de formação feito pelo IRPAA, articulado pela SEAGRI/PMV, que incentivou as associações a fazer o aproveitamento do umbu transformando em doces, geléias, compotas, sucos e polpas. As entidades importantes na constituição da COOPROAF foram: o ISFA – Instituto São Francisco de Assis, Associação dos Feirantes, a Associação do Bairro Santo Antônio, a Associação de Boa Vista, Associação de Poço da Pedra, Associação de Anta Gorda e Associação de Mata de Cipó, que abraçaram a causa e deram todo apoio necessário para assegurar a existência dessa cooperativa.
Projetos para valorizar as pessoas e gerar renda
O PGV – Projeto Gente de Valor ajudou as pessoas terem maior entendimento sobre a importância do umbu na geração de renda, valorizou mais a cultura do umbuzeiro, motivou dezenas de famÃlias para o aproveitamento e transformação em derivados (incentiva ou beneficiamento).
A contribuição da CAR/PGV foi fundamental para organizar os produtos derivados de umbu em relação à s demandas de mercado, contribuiu na formação das famÃlias, através de cursos, oficinas, ajudou a cooperativa a apresentar os seus produtos em feiras e exposições, proporcionando intercâmbio para conhecer outras experiências, melhoria da infra-estrutura (construção da fábrica), contratação de design para apresentar melhor os produtos e assessoria permanente- gestão da cooperativa.
Quanto à relação da cooperativa com o grupo de interesse, acredita-se que essa junção vai ajudar a fortalecer a cooperativa. Essa articulação vai garantir um maior estoque de produtos, garantir as demandas do mercado, através de um trabalho bem articulado.
Os resultados alcançados pela cooperativa, a partir da transformação de umbu e seus derivados está relacionado a alguns fatores importantes:
Agregou maior valor ao umbu, deu maior visibilidade aos produtos e o trabalho da cooperativa e do municÃpio de Manoel Vitorino, profissionalizou as pessoas, formação dos dirigentes e do quadro de sócios em diversos assuntos, ampliou o conhecimento de lugares e entidades.
As ações desenvolvidas pela cooperativa para garantira a sustentabilidade do umbu é através da conscientização dos catadores de umbu, quanto à maneira correta de colher o umbu, realização de palestras sobre a importância do umbuzeiro e sua preservação. Ter um viveiro para distribuição de mudas fazer o manejo do umbuzeiro, fazer o manejo do umbuzeiro, incentiva a novos plantios.
Veja também: