Imbuira

A cultura do UMBU que une 3 territórios e transforma a vida do semiárido para melhor

Imbuira - A cultura do UMBU que une 3 territórios e transforma a vida do semiárido para melhor

Município de Manoel Vitorino

O município de Manoel Vitorino está localizado na região semi-árida do sudoeste da Bahia, em áreas denominadas Maciço Central e Patamares do Médio Rio das Contas, apresentando coordenadas geográficas 14° 26’ 37” latitude sul e “40° 33’ 52” longitude oeste e uma altitude média é de 315m (Figura 1 – Mapa de Localização).

Com um longo período seco, de abril a outubro e o período chuvoso de novembro a março, apresenta a pluviosidade média em torno de 400 mm (BRASIL, 1983). A sua posição geográfica e as variações de altitudes apresentadas pelo relevo determinam altas temperaturas durante o ano, as quais variam de 18°C a 36°C. O relevo apresenta características onduladas, levemente planas, destacando-se as formações rochosas com altitude média de 130m.

Segundo o Bahia/SEI (2002), os principais tipos de solos encontrados são: latossolos vermelho-amarelo distrófico, latossolos vermelho-amarelo áulico, cambissolos eutróficos, argilossolo eutrófico e latossolos vermelho-escuro.

A rede de drenagem é composta por vários rios intermitentes, com exceção do Rio das Contas que se constitui em um importante curso d’água, incluído entre os cinco mais Importantes do Estado da Bahia.

Apresenta uma formação vegetal do tipo caatinga e mata de cipó, e uma baixa taxa de ocupação populacional, onde a grande maioria vive da pecuária extensiva (caprinos, bovinos e ovinos) e agricultura de sequeiro, tendo no processo extrativista um complemento de renda importante para a sobrevivência (BAHIA/SEI, 2001).


Veja também:

 


DoDesign-s Design & Marketing