Imbuíra uma história de Gente de Valor
Imbuíra é a marca dos produtos da COOPRAF, cooperativa que está organizada em torno da produção e comercialização de derivados de frutas nativas da caatinga, principalmente o Umbu. Os umbuzeiros são considerados a árvore sagrada do sertão e tem o poder de reunir em torno de si, os valores culturais e a força de trabalho de centenas de agricultores familiares. Hoje a produção ecologicamente correta desse grupo ajuda preservar a Caatinga no território Médio Rio de Contas, Sudoeste da Bahia.
A COOPRAF nasceu da união das comnidades de Poço da Pedra, Barra da Purificação, Espírito Santo, Grama, Lagoa do Mirante e Salinas localizadas no município de Manoel Vitorino e Mirante, Bahia – Brasil.
A intervenção do Projeto Gente de Valor no Subterritório de Nova Esperança e Quatro Forças Unidas ocorreu em 2008, quando foi realizado o diagnóstico no meio real, onde o conhecimento se deu através da caracterização dos recursos naturais, do quadro agrário e dos sistemas de produção, partindo-se do pressuposto de que existe uma estrutura de relações entre os fatores sociais, econômicos e culturais que caracteriza os pequenos agricultores das comunidades de Manoel Vitorino e Mirante. Com base nos dados primários das localidades visitadas, elaborou-se o Ordenamento Subterritorial, na perspectiva de promover o desenvolvimento integrado das comunidades de Poço da Pedra e Barra da Purificação, Espírito Santo, Lagoa do Mirante, Grama e Salinas. Em seguida ocorreu às oficinas de DRP para a construção do Plano de Desenvolvimento Subterritorial (PDST), ocasião em que foram criados os Comitês de Desenvolvimento Comunitário e o Conselho de Desenvolvimento do Subterritório.
Em seguida foi elaborado e efetivado um modelo de Assistência Técnica, na visão de um processo educativo e participativo, assegurando a troca de saberes entre agricultores e técnicos, fazendo com que as pessoas envolvidas se tornassem sujeitos do processo do desenvolvimento comunitário.
Depois do estudo de viabilidade econômica realizado em 2011, a COOPROAF foi integrada ao Projeto, como estratégia de fortalecer as ações que estão sendo desenvolvidas na organização da cadeia produtiva do umbu através dos grupos de interesses dois subterritórios.